Uma cirurgia agendada sempre causa certo estresse e geralmente essa preocupação se concentra no procedimento cirúrgico, mas é o pós-operatório que garantirá o sucesso do procedimento executado. Leia este artigo até o final que vou comentar sobre alguns cuidados que você precisa ter.
Eu sou a Claudia da Odontologia Integrada Dra Claudia Assis, sempre trazendo informações relevantes sobre odontologia e te convido a se inscrever neste canal, para continuar recebendo os vídeos que publico semanalmente!
Hoje vamos falar sobre a recuperação e o pós-operatório de procedimentos cirúrgicos na odontologia.
Uma cirurgia requer planejamento e preparo, tanto do paciente como do cirurgião dentista. Todas as etapas são importantes para o sucesso do procedimento.
Antes da cirurgia seu dentista explicará os procedimentos e os cuidados específicos e você deve informá-lo da sua atual condição de saúde e seu histórico, por exemplo: se já teve reação alérgica durante procedimentos odontológicos, hemorragia em uma cirurgia no passado, problemas de cicatrização ou uma queloide em uma região pós-cirúrgica.
Após a cirurgia os cuidados são mais exigidos, pois a recuperação demanda do organismo reconstrução e formação de novos tecidos, por isso precisamos criar as condições para que o organismo possa cumprir seu papel regenerativo.
AS PRIMEIRAS 48 HORAS
Os primeiros dois dias após a cirurgia pedem mais atenção.
Não se preocupe tanto com dores na região operada, este poderá ser o seu menor problema se você tomar a medicação recomendada nos horários certos.
COMPRESSAS
Recomendamos a aplicação de compressas geladas sobre a região operada, com aplicações a cada 20 minutos, e duração de dez minutos cada uma no primeiro dia. No segundo dia você poderá fazer as compressas com intervalosde uma a duas horas. O gelo diminui a abertura dos vasos sanguíneostornando menor a possibilidade de inchaço.
REPOUSO
O repouso também é necessário e importante para evitar hemorragias e inclui, principalmente, evitar falar!
ALIMENTAÇÃO
A alimentação deve ter atenção especial. Gelatinas, vitaminas, iogurtes e sucos são exemplos de alimentos que podem ser consumidos gelados ou frios e oferecem energia sem exigir muito dos músculos bucais, mas evite o uso de canudinho, pois a sucção poderá favorecer o sangramento.
Alimentos quentes não são indicados, mas uma sopinha morna faz bem e pode saciar a fome.
HIGIENE BUCAL
Mantenha a higiene bucal normalmente escovando os dentes que não foram operados. Na região dos pontos, a limpeza cuidadosa pode ser feita com chumaços de algodão embebidos no enxaguante bucal recomendado, normalmente à base de clorexidina 0,12%. Se a região é inacessível, os bochechos devem ser feitos duas vezes ao dia, de forma bem delicada, por não mais do que um minuto de cada vez.
Para dormir, procure deixar a cabeça mais alta que o corpo, pelo menos nos primeiros dois dias.
OUTROS CUIDADOS
Durante as próximas semanas:
• Mastigue do lado oposto ao operado,
• Não consuma bebidas alcoólicas ou fume durante todo o processo de cicatrização
• Exercícios físicos devem ser retomados apenas com a liberação do seu dentista.
• Não coma nada duro, crocante, quente ou ácido durante a primeira semana
• Não beba nada quente, com gás ou muito ácido nos primeiros 7 dias
O período de recuperação depende muito do tipo de cirurgia e das condições de cada paciente. Para os procedimentos mais simples como extrações. o período indicado é de 48 horas. No caso de enxertos ósseos estima-se de 4 a 8 meses para serem cicatrizados, já os implantes levam de 45 dias a 4 meses.
Espero que esse você tenha gostado desse artigo e peço para você deixar seus comentários e sugestões para que possamos disponibilizar cada vez mais conteúdo útil aos nosso pacientes e seguidores!