fbpx

Compartilhe este Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A fama desse dente não é muito boa, antes mesmo de nascer a gente planeja removê-lo…então, porque ele existe?

Eu sou a Claudia da Odontologia Integrada Dra Claudia Assis, sempre trazendo informações relevantes sobre odontologia e te convido a ler este artigo para ampliar seus conhecimentos sobre Odontologia e como podemos ajudá-lo no seu dia a dia.

A ORIGEM

O dente do siso é o terceiro molar e nasce lá atrás, no final da arcada dentária, um de cada lado sendo dois em cima e dois em baixo.

Ele vem no início da fase adulta e tem a função de substituir algum dente perdido por doença e extraído precocemente.

Isso porque nosso corpo tem memória genética e vem acumulando as informações e se adaptando às nossas necessidades.

Até a época dos nossos avós, era muito comum perder dentes por falta de cuidado, então nossa natureza perfeita nos manda mais dois pares de dentes fortes e grandes para nos ajudar na mastigação.

A grande questão é que os tempos mudaram e embora nosso corpo seja perfeito…ele demora um pouco mais para perceber isso.

Como, hoje em dia temos mais condições e produtos adequados para cuidar dos dentes, evitando assim, perdê-los, o surgimento dos dentes do siso pode criar problemas ao invés de resolvê-los como é de sua natureza.

CONSIDERAÇÕES

Portanto cada caso deve ser analisado, considerando:

· A situação atual da sua dentição – se há espaço para que esse dente se acomode sem prejudicar os demais e causar problemas de oclusão ou apinhamento dos dentes. Isso obrigaria você a utilizar os aparelhos ortodônticos para alinhamento e correção da mordida.

· Seus hábitos de higiene – se os novos dentes ficarem numa posição de difícil acesso para higienização, você certamente terá problemas com cárie. Dores de dente na região do siso são sempre mais dramáticas por estarem próximas demais da região do ouvido e garganta, o que torna as dores mais intensas, generalizadas e pode agravar no caso de inflamações.

· Posição dos dentes – durante o acompanhamento seu dentista pedirá radiografias para identificar a posição do siso mesmo antes de nascer. Caso ele esteja meio tortinho, indicando que nascerá empurrando os dentes vizinhos, a remoção também deve ser recomendada.

Se o profissional perceber que não há risco para o paciente e recomendar o surgimento dos dentes do siso, será necessário sempre um acompanhamento para garantir que esses dentes realmente nasçam corretamente, sem prejudicar os demais, além do cuidado redobrado na higienização, para evitar problemas com acúmulo de bactérias e inflamações.

Mas caso a indicação do seu dentista seja a extração, não se preocupe!

A EXTRAÇÃO

A partir do momento que você estiver sob os cuidados de um profissional capacitado ele passará confiança e você se tranquilizará.

A melhor época para fazer a extração dos dentes do siso é na adolescência, pois nessa fase, as raízes ainda não estão totalmente formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável.

Caso tenha que extrair na fase adulta, o desconforto e tempo de recuperação podem ser um pouco maiores, mas nada que te impeça de fazer!

Dependendo do nível de complexidade da posição desses dentes, é possível retirar os 4 molares de uma só vez! Como o pós-operatório demanda repouso, uso de medicação, dieta especial, entre outras coisas…o melhor mesmo é passar por isso uma única vez!

Mas isso vai depender de cada caso, analisando a radiografia, a situação dos dentes, as condições de saúde do paciente, uma série de fatores para que o profissional tenha a tranquilidade de executar um procedimento com tranquilidade e eficácia.

Todo pós-operatório requer cuidados e eu te convido a ler o artigo e assistir o vídeo em que comento especialmente desses cuidados, para que você tenha a informação completa de todas as etapas e fatores que influenciam nessa decisão de tirar ou não tirar o dente do siso.

Espero que esse você tenha gostado desse artigo e peço para seus comentários para novos assuntos que podemos trazer para ajuda-lo!

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Mais a ser explorado

Covid19

COVID19 – Orientações para Agendamento

Nesse momento difícil, estamos monitorando melhor nossos pacientes e melhorando ainda mais a segurança dos nossos atendimentos. Por favor, não estranhe! Nesse momento de pandemia,