Tem coisa pior que aquela fisgada nos dentes quando você toma algo gelado ou muito quente? É horrível, não é? Dentes Sensíveis são um tormento para quem sofre disso e podem transformar o ato de comer e beber em uma experiência nada agradável!

Hoje vamos falar do que você pode fazer para evitar e como amenizar o incômodo causado pela hipersensibilidade dentinária.

Seguindo com nosso assunto: Dentes Sensíveis. Se você não sofre disso…aguarde…. pois bem provavelmente irá sofrer no futuro!

Dentes sensíveis ou hipersensibilidade dentinária, como também é conhecido, é um problema dentário comum, pois trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo, devido a retração gengival e o desgaste do esmalte dentário.

Esse problema é comum nas pessoas entre 20 e 50 anos de idade e surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta.

A retração gengival e a erosão podem expor a dentina. Posso citar alguns agentes e o principal deles é a escovação feita com muita força. Isso é um dos maiores causadores de retração gengival, além do estresse e bruxismo.

A erosão, ou desgaste do esmalte do dente também podem expor a dentina e causar a hipersensibilidade. Isso ocorre pelo consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas.

E o que você pode fazer para evitar isso:

· Escove os dentes sem muita força, fazendo movimentos circulares e principalmente – use uma escova de cerdas macias. Não é a força que vai limpar os dentes, mas sim a repetição!

· Evite ou diminua a ingestão de alimentos e bebidas ácidos. No caso de suco de frutas ácidas você pode usar um canudo para diminuir o contato com os dentes.

Use creme dental com flúor e enxaguante bucal com flúor – o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, retardando o desgaste e evitando assim o surgimento de cáries e a hipersensibilidade dentinária.

Mas se você já tem os dentes sensíveis então, te aconselho a procurar um profissional que possa avaliar a causa da sua sensibilidade.

Alguns procedimentos podem ser feitos, mas vai depender da origem do problema.

Para aliviar a sua curiosidade aqui vão algumas possíveis soluções:

· No caso de hipersensibilidade causada por bruxismo, pode-se utilizar placas dentárias que impedirão os dentes de se tocarem e assim diminuir o desgaste e erosão dos dentes.

· No caso de retração gengival, pode-se aplicar técnicas da cirurgia periodontal para recobrir as áreas expostas que causam a sensibilidade e assim devolver ao paciente o conforto da ingestão de alimentos e bebidas sem medo!

Cada caso é um caso, por isso é muito importante que você faça consultas periódicas para que o problema possa ser detectado logo no início e assim poderá ser resolvido com mais eficiência.

A melhor opção é sempre a prevenção!

Então faça um inventário da sua alimentação, perceba o componente dos alimentos que você consome e as bebidas que você bebe com frequência para entender a origem do problema.

Evite ou diminua consideravelmente a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, assim poderá retardar ou até mesmo evitar por completo o surgimento desse incômodo.

Você pode evitar isso!

E Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe, deixe seus comentários e também suas sugestões para novos artigos, ok?

Forte abraço e até o próximo artigo!

Mais a ser explorado

Covid19

COVID19 – Orientações para Agendamento

Nesse momento difícil, estamos monitorando melhor nossos pacientes e melhorando ainda mais a segurança dos nossos atendimentos. Por favor, não estranhe! Nesse momento de pandemia,