fbpx

Compartilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tem coisa pior que aquela fisgada nos dentes quando você toma algo gelado ou muito quente? É horrível, não é? Dentes Sensíveis são um tormento para quem sofre disso e podem transformar o ato de comer e beber em uma experiência nada agradável!

Hoje vamos falar do que você pode fazer para evitar e como amenizar o incômodo causado pela hipersensibilidade dentinária.

Seguindo com nosso assunto: Dentes Sensíveis. Se você não sofre disso…aguarde…. pois bem provavelmente irá sofrer no futuro!

Dentes sensíveis ou hipersensibilidade dentinária, como também é conhecido, é um problema dentário comum, pois trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo, devido a retração gengival e o desgaste do esmalte dentário.

Esse problema é comum nas pessoas entre 20 e 50 anos de idade e surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta.

A retração gengival e a erosão podem expor a dentina. Posso citar alguns agentes e o principal deles é a escovação feita com muita força. Isso é um dos maiores causadores de retração gengival, além do estresse e bruxismo.

A erosão, ou desgaste do esmalte do dente também podem expor a dentina e causar a hipersensibilidade. Isso ocorre pelo consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas.

E o que você pode fazer para evitar isso:

· Escove os dentes sem muita força, fazendo movimentos circulares e principalmente – use uma escova de cerdas macias. Não é a força que vai limpar os dentes, mas sim a repetição!

· Evite ou diminua a ingestão de alimentos e bebidas ácidos. No caso de suco de frutas ácidas você pode usar um canudo para diminuir o contato com os dentes.

Use creme dental com flúor e enxaguante bucal com flúor – o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, retardando o desgaste e evitando assim o surgimento de cáries e a hipersensibilidade dentinária.

Mas se você já tem os dentes sensíveis então, te aconselho a procurar um profissional que possa avaliar a causa da sua sensibilidade.

Alguns procedimentos podem ser feitos, mas vai depender da origem do problema.

Para aliviar a sua curiosidade aqui vão algumas possíveis soluções:

· No caso de hipersensibilidade causada por bruxismo, pode-se utilizar placas dentárias que impedirão os dentes de se tocarem e assim diminuir o desgaste e erosão dos dentes.

· No caso de retração gengival, pode-se aplicar técnicas da cirurgia periodontal para recobrir as áreas expostas que causam a sensibilidade e assim devolver ao paciente o conforto da ingestão de alimentos e bebidas sem medo!

Cada caso é um caso, por isso é muito importante que você faça consultas periódicas para que o problema possa ser detectado logo no início e assim poderá ser resolvido com mais eficiência.

A melhor opção é sempre a prevenção!

Então faça um inventário da sua alimentação, perceba o componente dos alimentos que você consome e as bebidas que você bebe com frequência para entender a origem do problema.

Evite ou diminua consideravelmente a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, assim poderá retardar ou até mesmo evitar por completo o surgimento desse incômodo.

Você pode evitar isso!

E Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe, deixe seus comentários e também suas sugestões para novos artigos, ok?

Forte abraço e até o próximo artigo!

Mais a ser explorado

Covid19

COVID19 – Orientações para Agendamento

Nesse momento difícil, estamos monitorando melhor nossos pacientes e melhorando ainda mais a segurança dos nossos atendimentos. Por favor, não estranhe! Nesse momento de pandemia,

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site e também garantir que nossa publicidade será relevante para nossos visitantes. Se você prosseguir, entenderemos que você concorda em receber os cookies do site draclaudiaassis.com. Saiba mais detalhes clicando no link "Política de Privacidade" disponível abaixo.