Compartilhe este Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já deve ter notado uma certa diferença entre o sorriso dos Ingleses quando comparado ao sorriso dos Americanos ou até mesmo se comparado ao nosso carismático sorriso Brasileiro?

Eu sou a Claudia da Odontologia Integrada Dra Claudia Assis, sempre trazendo informações relevantes sobre odontologia e neste artigo trago a você um texto bem interessante sobre esse mito dos sorrisos amarelos e tortinhos dos Ingleses.

Realmente existe uma diferença visível se observarmos os sorrisos de alguns famosos como Hugh Grant, Kate Moss, Elton John, Georgia May Jagger, Mick Jagger, entre outros.

Mas não podemos generalizar!

Grande parte desse rumor é trazido pelos filmes e desenhos americanos que satirizam e reforçam essa diferença. Poderíamos até dizer que esse assunto é como uma “piada interna” entre esses Países devido a sua natureza histórica como colônia e colonizadores, assim como nós brasileiros, temos as famosas piadas sobre os Portugueses, rss!

Voltando às diferenças entre os sorrisos Americanos e Ingleses, tudo é relativo e nosso ponto de referência são os atores e atrizes das produções de Hollywood.

Essas produções cinematográficas nos trazem uma certa ideia de perfeição e aqui, vale mencionar, que não são apenas os dentes americanos que servem como parâmetro de perfeição, mas a aparência física também, sempre representada pelos corpos esbeltos e sarados das celebridades.

Isso nos faz pensar que a preocupação estética dos norte-americanos é maior.

Podemos até justificar esse pensamento com a facilidade econômica dos Estados Unidos, que permite maior acesso aos tratamentos odontológicos e ortodônticos.

Vale lembrar também que, até alguns anos atras, apenas uma pequena parte da população Brasileira tinha acesso e condições financeiras para se submeter a tratamentos odontológicos e ortodônticos.

Colocar aparelhos não era tão comum como é hoje em dia.

Pergunte aos mais velhos e certamente vai ouvi-los dizer que a maioria dos problemas eram resolvidos com a extração do dente, razão pela qual muitas pessoas esperavam até o último momento para procurar um dentista.

A Odontologia teve grandes avanços que permitem, atualmente, mais viabilidade de tratamentos, inclusive no Brasil. Mas se você pegar o álbum de família, vai perceber vários sorrisos amarelinhos e tortinhos também!

Outro fator importante nessa nossa análise do sorriso dos Ingleses x sorriso dos Americanos é a higiene, que possui características culturais e o cuidado com os dentes não fica fora disso. O hábito da escovação após as refeições, por exemplo, não é muito popular entre os Europeus.

Quem conhece a cultura local afirma que, realmente, os dentes ruins eram característica própria das gerações mais velhas, que não tinham uma boa higiene bucal, se alimentavam mal e, ainda por cima, não contavam com água tratada com flúor em suas torneiras.

A fluoretação é imprescindível para a prevenção da cárie – o inimigo mais comum dos dentes saudáveis.

Há quem diga também que um dos fatores responsáveis pelos dentes manchados da população Inglesa é o alto nível de cálcio presente na água, para compensar a falta de exposição ao sol, em virtude do clima frio e nebuloso do país, em boa parte do ano.

Como eu disse no início, não podemos generalizar, mas também é certo dizer que os avanços da Odontologia nos permitem acesso a tratamentos que antes não tínhamos com facilidade.

Além do tratamento ortodôntico para correção da posição dos dentes, temos também a Cirurgia Estética Periodontal, que pode transformar radicalmente o sorriso das pessoas, através de técnicas utilizadas, tanto no âmbito estético como funcional, e que tem como objetivo corrigir defeitos na gengiva e ossos.

Leia também o artigo e assista o vídeo “A Conquista do Sorriso Perfeito” onde eu explico sobre essa técnica para conhecer mais a respeito.

Espero que esse você tenha gostado desse artigo e peço que curta, compartilhe e deixe suas sugestões para os próximos…

Obrigado e até o próximo artigo!

Mais a ser explorado

Covid19

COVID19 – Orientações para Agendamento

Nesse momento difícil, estamos monitorando melhor nossos pacientes e melhorando ainda mais a segurança dos nossos atendimentos. Por favor, não estranhe! Nesse momento de pandemia,