Compartilhe este Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Esta é uma dúvida muito comum: Eu diria que sim, do ponto de vista funcional pois ambos têm a função de alinhar e corrigir os dentes, porém o nome “aparelho” ficou muito associado à utilização de arames, braquetes e borrachinhas.

Os alinhadores têm uma composição, apresentação e utilização bem diferentes e são a mais recente inovação da área ortodôntica.

Então, do ponto de vista tecnológico, prático e tempo de tratamento, eu diria que são bem diferentes e os alinhadores ganham disparado! Vou explicar porquê:

Alinhadores Invisíveis são aparelhos do tipo móvel que permitem corrigir a posição dos dentes, de maneira discreta e confortável.

Existem alguns tipos de tratamento com alinhadores invisíveis. Eu escolhi trabalhar com o sistema Invisalign por ter maiores possibilidades de tratamentos, sendo o mais usado para casos de média e alta complexidade.

São como moldeiras de acetato transparente, semelhante às placas de clareamento dentário, porém mais rígidos, pois tem a função de movimentar os dentes.

Este sistema está revolucionando a ortodontia, pois as moldeiras de acetato são confeccionadas com a mais alta tecnologia 3D.

Para tanto, não se faz mais necessário o molde em gesso que sempre causava certo desconforto aos pacientes, como náuseas durante a aplicação da moldeira com a massinha; esperar endurecer para termos um molde da arcada dentária do paciente e a partir daí poder planejar e analisar a movimentação a ser solicitada dos dentes para confeccionar o aparelho. Quem já passou por isso sabe que não é nada agradável!

O molde para confecção dos alinhadores é feito por escaneamento intra-oral, é rápido e nada desconfortável. Com isso passamos a ter uma imagem digital e tridimensional da boca do paciente, podendo analisar todas as necessidades de correção.

O sistema também faz a projeção dos ajustes, permitindo que o paciente veja o resultado digital antes mesmo de colocar os alinhadores.

Esses aparelhos se ajustam perfeitamente na boca e se tornam bastante confortáveis por isso.

São removíveis, o que facilita muito a alimentação e higienização bucal, evitando problemas com cáries causados pela dificuldade de escovação que os aparelhos fixos comuns causam.

Outra grande novidade com a utilização da tecnologia na ortodontia é a praticidade durante o tratamento.

Tendo feito o escaneamento e a projeção da movimentação dos dentes, a própria Invisalign, nos Estados Unidos, confeccionará todos os alinhadores necessários para completar o tratamento e adquirir o resultado esperado de acordo com a projeção gráfica.

De posse dos alinhadores e conforme a orientação do ortodontista, o próprio paciente poderá fazer a troca das moldeiras em determinado momento do tratamento, o que reduz as visitas ao consultório.

Isso é excelente! Principalmente para as pessoas que tem uma agenda corrida e viagens constantes.

Também são muito indicados para pacientes com pressa na conclusão do tratamento pois, devido a facilidade de utilização e a tecnologia aplicada ao material, os dentes são movimentados com mais eficiência e agilidade.

Por serem quase imperceptíveis, os alinhadores transparentes também atendem a necessidade de pacientes que possuem certo cargo ou profissão na qual a aparência exerça grande influência, pois aparelhos fixos com bráquetes e fios podem sugerir uma aparência infantil e não condizente com a idade ou posição do paciente.

A odontologia evoluiu muito, principalmente com a aplicação da tecnologia nas práticas de correção ortodôntica e isso tem trazido muitas novidades, tanto para nós – profissionais da área como para o paciente que hoje conta com mais conforto e agilidade no seu tratamento.

Espero que você tenha gostado desse artigo e recomende a leitura para seus amigos e parentes. Deixe seus comentários com dúvidas e sugestões para que possamos trazer mais conteúdo útil.

Até o próximo artigo!

Mais a ser explorado

Covid19

COVID19 – Orientações para Agendamento

Nesse momento difícil, estamos monitorando melhor nossos pacientes e melhorando ainda mais a segurança dos nossos atendimentos. Por favor, não estranhe! Nesse momento de pandemia,