Eu sou a Claudia da Odontologia Integrada Dra Claudia Assis, trazendo para vocês dicas valiosas sobre saúde bucal!
O clareamento é um os procedimentos mais procurados aqui da nossa clínica, pois afinal de contas todos querem uma aparência saudável, sair bonito na selfie e dentes amarelados não traduzem uma imagem sadia e agradável, podendo interferir na autoestima das pessoas.
O clareamento é um procedimento e como tal precisa ser bem orientado. Precisamos definir como será feito, que tipo de clareamento podemos indicar, pois cada paciente tem uma necessidade diferente e os métodos de clareamento devem ser aplicados de acordo com as condições e necessidades específicas de cada pessoa.
Existem pacientes que não podem fazer clareamento, por exemplo:
Gestantes
Pessoas amamentando
Fumantes – não aconselhamos fazer pois não terá durabilidade, uma vez que a nicotina produzirá a ação oposta ao clareamento.
Pacientes com dentes escurecidos por medicamento – o clareamento pode não surtir o efeito esperado
Dentes com tratamento endodôntico – ou seja – canal tratado, muitas vezes só o clareamento externo não será suficiente.
A necessidade de avaliação prévia é fundamental para aplicar o procedimento correto ou até mesmo não recomendar o clareamento, como nos casos descritos acima.
No processo de avaliação, além da análise das condições de saúde dental e geral do paciente, nós também fotografamos a situação atual para incluir em seu prontuário, o que vai auxiliar na verificação do progresso do procedimento.
Feito isso podemos iniciar o procedimento.
Precisamos entender que o clareamento, para ter mais durabilidade e efeito, requer mudanças de hábito, principalmente durante o procedimento.
Pacientes que tomam café em demasia ou bebem vinho, precisarão mudar seus hábitos pois essas bebidas possuem corantes naturais que vão escurecer os dentes, não produzindo o efeito esperado pelo tratamento.
O paciente precisa “comprar a briga” junto com a gente! A medida que ele se compromete, seguindo as instruções, restrições, tudo flui mais fácil e mais rápido, produzindo o resultado esperado de maneira agradável.
O clareamento precisa ser feito com acompanhamento de um profissional. Não se deve fazer clareamento caseiro ou não assistido.
MITOS DO CLAREAMENTO
Escovar os dentes com bicarbonato – isso traz um desgaste da estrutura dentária e uma falsa impressão de resultado.
Carvão ativado – não recomendamos e não utilizamos esse procedimento em nossa clínica.
Dicas de Internet – precisamos ter cuidado com essas receitas milagrosas que aparecem na internet, pois além de não trazerem o resultado esperado ainda podem prejudicar a saúde.
Existem estudos, produtos e tratamentos para que o clareamento aconteça de maneira adequada e correta.
TIPOS DE CLAREAMENTO
Aplicação em casa – já foi comprovado que funciona e tem durabilidade, porém não estamos mais utilizando essa modalidade em nossa clínica por conta de algumas intercorrências. Muitos pacientes reclamam do desconforto em ficar com a moldeira por um período do dia e a dificuldade em fazer a correta aplicação do gel.
O paciente precisa aplicar o gel de peróxido de carbonida ou peróxido de hidrogênio dentro de uma moldeira que foi previamente confeccionada no laboratório de prótese.
Essa moldeira vai encaixada no arco superior e no arco inferior, porém o paciente precisa aplicar o gel dentro da moldeira com uma seringa na quantidade correta.
Se esse gel extravasa na hora do paciente colocar a moldeira, pode provocar feridas no tecido gengival, que é bem desagradável.
Isso pode dificultar o resultado além de se tornar um problema para o paciente que terá que fazer essa aplicação por 15 dias aproximadamente.
CLAREAMENTO CONVENCIONAL – este procedimento é feito no consultório, também com gel de peróxido de carbonida ou peróxido de hidrogênio e ativado por uma luz, que não é laser nesse caso. Este procedimento em consultório se torna mais confortável porque fazemos uma barreira mecânica na boca do paciente, isolando língua e mucosa.
CLAREAMENTO A LASER – Esse é o mais procurado em nossa clínica. Também funciona com aplicação do medicamento em gel, porém é a aplicação do laser que ativa os componentes clareadores produzindo o efeito mais rápido e com menor desconforto.
Neste procedimento nós também isolamos os tecidos gengivais e tecido mole e por ser mais preciso e direcionado, existe uma grande diminuição no desconforto causado pela sensibilidade.
QUAL O MELHOR MOMENTO PARA EU FAZER O CLAREAMENTO?
Eu sempre digo que o melhor momento é antes de fazer qualquer troca de obturação, coroa, faceta ou qualquer tipo de reabilitação, porque assim podemos entrar com a reabilitação na cor atingida com o clareamento. Do contrário faríamos uma troca de obturação com a cor atual e após o clareamento haveria a diferença da cor das restaurações, que não sofrem alteração com o procedimento de clareamento, e a cor dos dentes clareados.
Importante mencionar que existe um grau de dor na aplicação de qualquer dos procedimentos de clareamento, porém com o clareamento a laser é possível diminuir esse desconforto consideravelmente.
Outro ponto importante é lembrar que o resultado está intimamente ligado a entrega e comprometimento do paciente.
Procure evitar a ingestão de comidas e bebidas com corante, por exemplo: catchup, vinho tinto, café, etc.