fbpx

Compartilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você tem problemas com sua gengiva inchada e sangrando?

Um dos principais motivos que provocam este problema pode ser simples: Não usar fio dental regularmente e de forma adequada. Por mais incrível que possa parecer, ainda hoje muitas pessoas não sabem como utilizar o fio dental corretamente.

O fio dental faz a remoção da placa bacteriana e dos restos alimentares nos locais onde a escova não consegue chegar facilmente, ou seja, sob a gengiva e entre os dentes. A escova de dentes só é capaz de limpar a parte externa dos dentes, não alcançando o sulco gengival, que é a região em que o uso do fio dental se faz tão necessária, para prevenir inflamações e o temido mau hálito ou halitose.

É muito comum os pacientes de nossa clínica perguntarem ou mesmo no dia a dia com pessoas que me conhecem e sabem da minha profissão:

Quando uso fio dental minha gengiva sangra. Isso é normal?

Além de não ser normal indica que existe um processo inflamatório já instalado nos tecidos gengivais. O normal é se alimentar, escovar os dentes e passar o fio sem que haja nenhum sangramento.

Esteja atento às complicações que podem ocorrer por não usar o fio dental da forma correta no dia a dia:

  1. “Bafo de onça”: Você terá mau hálito, com certeza!!
  2. Gengivite: Primeiro estágio da doença periodontal, inflamação da gengiva, com dor e sangramento. Evolui para Periodontite, que além dos itens já citados, vem acompanhada de perda óssea que pode levar à perda dos dentes.
  3. Doenças cardíacas e danos cerebrais: as bactérias acabam caindo na corrente circulatória, indo para o cérebro, provocando a morte dos neurônios e indo para a membrana cardíaca, provocando endocardite bacteriana, uma inflamação da membrana cardíaca que pode levar à morte.

De qualquer maneira, não deixe nunca de usar o fio com receio de aumentar o sangramento, o uso diário vai melhorar a inflamação causada pela incorreta higienização.

Quais são os tipos de fio dental disponíveis? Qual devo usar?

Existem dois tipos de fio dental disponíveis no mercado brasileiro, o fio de Nylon ou multifilamentado e o fio de PTFE ou monofilamentado. Os fios de Nylon são compostos por muitas fibras que podem rasgar ou desfiar facilmente, principalmente se os dentes forem muito juntos.

O fio monofilamentado ou de PTFE desliza mais facilmente entre os dentes sem se romper, o que acaba compensando seu custo mais alto.

O que realmente importa é que você tem que saber que o melhor fio dental é aquele que vc usará TODO dia!!

Mais a ser explorado

Covid19

COVID19 – Orientações para Agendamento

Nesse momento difícil, estamos monitorando melhor nossos pacientes e melhorando ainda mais a segurança dos nossos atendimentos. Por favor, não estranhe! Nesse momento de pandemia,

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site e também garantir que nossa publicidade será relevante para nossos visitantes. Se você prosseguir, entenderemos que você concorda em receber os cookies do site draclaudiaassis.com. Saiba mais detalhes clicando no link "Política de Privacidade" disponível abaixo.