Você tem problemas com sua gengiva inchada e sangrando?
Um dos principais motivos que provocam este problema pode ser simples: Não usar fio dental regularmente e de forma adequada. Por mais incrível que possa parecer, ainda hoje muitas pessoas não sabem como utilizar o fio dental corretamente.
O fio dental faz a remoção da placa bacteriana e dos restos alimentares nos locais onde a escova não consegue chegar facilmente, ou seja, sob a gengiva e entre os dentes. A escova de dentes só é capaz de limpar a parte externa dos dentes, não alcançando o sulco gengival, que é a região em que o uso do fio dental se faz tão necessária, para prevenir inflamações e o temido mau hálito ou halitose.
É muito comum os pacientes de nossa clínica perguntarem ou mesmo no dia a dia com pessoas que me conhecem e sabem da minha profissão:
“Quando uso fio dental minha gengiva sangra. Isso é normal?”
Além de não ser normal indica que existe um processo inflamatório já instalado nos tecidos gengivais. O normal é se alimentar, escovar os dentes e passar o fio sem que haja nenhum sangramento.
Esteja atento às complicações que podem ocorrer por não usar o fio dental da forma correta no dia a dia:
- “Bafo de onça”: Você terá mau hálito, com certeza!!
- Gengivite: Primeiro estágio da doença periodontal, inflamação da gengiva, com dor e sangramento. Evolui para Periodontite, que além dos itens já citados, vem acompanhada de perda óssea que pode levar à perda dos dentes.
- Doenças cardíacas e danos cerebrais: as bactérias acabam caindo na corrente circulatória, indo para o cérebro, provocando a morte dos neurônios e indo para a membrana cardíaca, provocando endocardite bacteriana, uma inflamação da membrana cardíaca que pode levar à morte.
De qualquer maneira, não deixe nunca de usar o fio com receio de aumentar o sangramento, o uso diário vai melhorar a inflamação causada pela incorreta higienização.
Quais são os tipos de fio dental disponíveis? Qual devo usar?
Existem dois tipos de fio dental disponíveis no mercado brasileiro, o fio de Nylon ou multifilamentado e o fio de PTFE ou monofilamentado. Os fios de Nylon são compostos por muitas fibras que podem rasgar ou desfiar facilmente, principalmente se os dentes forem muito juntos.
O fio monofilamentado ou de PTFE desliza mais facilmente entre os dentes sem se romper, o que acaba compensando seu custo mais alto.
O que realmente importa é que você tem que saber que o melhor fio dental é aquele que vc usará TODO dia!!