fbpx

Compartilhe este Artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Com técnicas cada vez mais aperfeiçoadas, esse procedimento cirúrgico tem sido bastante procurado ultimamente. Neste artigo vou explicar o que é e como a cirurgia plástica periodontal pode proporcionar o sorriso perfeito.

Saúde – segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde é “um estado de completo bem-estar físico e mental, não somente a ausência de doenças”.

Partindo deste princípio, a crescente busca pelo bem-estar nas relações sociais tem feito com que mais e mais pessoas busquem os tratamentos estéticos em todas as áreas da Odontologia.

O método de correção mais comum sempre foi o tratamento ortodôntico, utilizado para alinhamento dos dentes, porém a gengiva e ossos da face também possuem grande impacto na imagem de um sorriso perfeito.

Com isso a cirurgia periodontal ganha destaque pois proporciona aos pacientes um ganho elevado de autoestima e bem-estar, desde que cumpridos os requisitos necessários para se submeter ao procedimento.

Na cirurgia periodontal, aplicamos técnicas utilizadas tanto no âmbito estético como funcional e que tem como objetivo corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso).

Os defeitos podem ocorrer por causas naturais, mera composição orgânica do paciente ou por sequelas causadas por:

Periodontite – doença inflamatória que causa perda de osso e gengiva.

Lesões causadas por cáries profundas.

Extrações dentárias e traumas (acidentes).

A retração gengival é bem comum e pode ocorrer devido a escovação inadequada ou como sequela da perda de inserção dentária decorrente da periodontite.

Outro problema frequentemente encontrado e perfeitamente possível de ser resolvido, são desníveis na margem da gengiva, que deixam o sorriso desnivelado, ou o famoso sorriso gengival, em que grande faixa de gengiva é exposta ao sorrir. Isso também pode ser tratado e resolvido com a cirurgia periodontal para obter o verdadeiro sorriso perfeito, como os atores e atrizes.

Geralmente, as extrações dentárias e os traumas levam a perda tanto de gengiva como de osso e no momento da reabilitação com implantes podem ser necessárias as cirurgias plásticas periodontais para aumentar o volume desses tecidos.

A avaliação do periodontista poderá indicar todos os problemas a serem corrigidos bem como as alterações de comportamento que serão solicitadas ao paciente, para que além de corrigir e obter o sorriso perfeito com a cirurgia ele não volte a sofrer com os problemas novamente.

Sempre será necessária a participação do paciente na manutenção de qualquer procedimento odontológico.

Podemos aplicar técnicas de recobrimento radicular, com enxertos de gengiva, que corrigem os defeitos de retrações.

Os enxertos de gengiva também são realizados em regiões ao redor de implantes para melhorar o resultado estético e diminuir a sensibilidade da gengiva próxima ao implante.

Quando o paciente sofre um trauma, pode ser necessária também a realização de enxerto ósseo, para melhorar o resultado estético após a reabilitação.

Isso porque muitas vezes o trauma causa grandes perdas de tecidos (dente, osso, gengiva).

Podem ainda existir pigmentações escuras na gengiva, chamadas de pigmentações melânicas. São efeitos de causas naturais observadas em pacientes afrodescendentes, orientais ou causadas por comportamento comum em fumantes. Essa abordagem pode ser denominada de peeling gengival.

Em algumas situações, pode ser necessária a remoção de freios e bridas, que são pregas do músculo do lábio (superior ou inferior) e da língua. Essas pregas podem atrapalhar a escovação, causando dor e impedindo que a escova alcance certos locais, além de provocar diastemas (espaços entre os dentes), dificuldade fonética (da fala) e de mastigação, e podem facilitar a ocorrência de retrações da gengiva.

Indica-se a remoção dessa prega de forma cirúrgica, melhorando tanto a função como a estética.

Esses são alguns dos procedimentos que possibilitam a melhora nos resultados funcionais e estéticos, trazendo a satisfação e bem-estar do paciente.

A evolução de estudos e tecnologia aplicada a odontologia tem nos beneficiado cada vez mais com o surgimento de técnicas inovadoras e seguras, que melhoram nosso bem-estar e nos proporcionam alegria e felicidade, afinal de contas, somos brasileiros e adoramos sorrir então vamos sorrir sem medo, sem vergonha, com o sorriso perfeito que tanto queremos!


Mais a ser explorado

Covid19

COVID19 – Orientações para Agendamento

Nesse momento difícil, estamos monitorando melhor nossos pacientes e melhorando ainda mais a segurança dos nossos atendimentos. Por favor, não estranhe! Nesse momento de pandemia,